A indústria de equipamento médico diz que não. Que não é qualquer fabricante que consegue, muito menos as marcas de automóveis. Mas a Gtech demonstra que não. Que, afinal, é possível fazer ventiladores simples, em larga escala, para combater o COVID-19. E até já inventou um e tem um vídeo que o demonstra.

Quem o diz é Nick Grey, o dono da Gtech, uma empresa fabricante de ventiladores, em resposta à necessidade de acelerar a produção.

LEIA TAMBÉM
Marcas de automóveis a fabricar ventiladores? Não é assim tão simples

Grey sentiu-se compelido a encontrar uma solução para fazer 30 mil unidades em apenas duas semanas.

Como? Com componentes simples, como seringas e tubos. Começou por comprar um ventilador para verificar como funcionava e meteu mãos à obra.

O ventilador da Gtech
O ventilador da Gtech

A solução da Gtech

O resultado é um sistema muito simples, em que uma válvula direciona oxigénio para uma seringa, que por sua vez pressiona um balão de ar, direcionando 400 ml de ar para os pulmões do paciente. Ora veja:

YouTube Video

Uma segunda seringa funciona como temporizador, preparando o circuito para o ciclo seguinte.

O ventilador é controlado e acionado pelo sistema de oxigénio do próprio hospital, o que significa que nem sequer necessita de eletricidade.

LEIA TAMBÉM
Galp oferece 29 ventiladores ao SNS e combustível ao INEM

A empresa afirma ainda que seria capaz de fabricar cerca de 100 destes ventiladores Gtech por dia, caso o governo britânico lhe dê luz verde.

Recorde-se que os fabricantes de ventiladores já tinham vindo a terreno criticar a intenção, nomeadamente, das marcas automóveis, que se disponibilizaram para fabricar este equipamento, que se encontra em falta em muitas unidades de cuidados intensivos.

O conteúdo Fabricar ventiladores? Afinal, talvez seja simples! aparece primeiro em Turbo.

Ler Mais em: Revista Turbo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.