Como evitar manchas na repintura automóvel

Como evitar manchas na repintura automóvel

9 Outubro, 2019 0 Por Auto Açores Informação

Uma das principais questões que muitas vezes acontece na repintura automóvel tem a ver com o facto de começarem a aparecer lentamente irregularidades, após a secagem da base bicamada aplicada.

Assim, Evgeny Khmelev, responsável pela formação da Spies Hecker na Europa, Médio Oriente e África, sugere a utilização de uma base bicamada Permahyd® Hi-TEC 480, de forma a evitar o surgimento dessas manchas na reparação de cores metalizadas que, nos últimos anos, ganharam enorme popularidade no mercado automóvel.

Mas há que ter em atenção determinadas situações ao longo de todo o processo. Para começar, mesmo antes de iniciar a fase da pintura, o técnico terá de verificar a humidade e a temperatura da cabine de pintura, para que a mistura da tinta possa ser ajustada ao clima.

Nesse sentido, a empresa coloca à sua disposição um conjunto detalhado de informações, presentes no Guia do Clima da Ficha Técnica (TDS).

No que se refere à repintura de cores metalizadas, a Spies Hecker lembra ainda o quão importante se torna seguir as recomendações em relação ao tamanho do bico da pistola e à pressão de pulverização, assim como o facto de aplicar a tinta com o gatilho totalmente premido, para que os pigmentos possam ser distribuídos de forma uniforme numa película homogénea, para um resultado fina… brilhante.

Segue-se, então, a fase da aplicação da base bicamada Permahyd Hi-TEC 480, primeiro numa cabina de pintura fechada a uma distância normal e, depois, a passagem do efeito é aplicada sobre a tinta molhada a uma distância ligeiramente maior do substrato, para ser possível obter um efeito uniforme e uma ocultação total.

REPARAR IRREGULARIDADES

Logo após a aplicação da base bicamada, a película de tinta deve parecer uniforme, o que significa que a base bicamada não foi aplicada quando estava demasiado molhada. Caso se tornem visíveis irregularidades no acabamento, estas podem ser reparadas com outra camada de efeito.

Segundo Evgeny Khmelev, “é necessário garantir que esta camada de efeito adicional seja aplicada a uma distância ainda maior e apenas se a camada base estiver molhada”.

Para ajudar os pintores a atingirem os melhores resultados, a Spies Hecker disponibiliza uma série de vídeos exemplificativos no seu canal YouTube, em www.youtube.com/spieshecker, bem como no sítio da marca, em www.spieshecker.com/tips4you.

Os vídeos tornam-se numa importante ferramenta de trabalho, já que são realizados com experientes técnicos de aplicação da marca que demonstram como se podem evitar erros na aplicação das tintas. Ajudam também a executar corretamente técnicas e aproveitar ao máximo os produtos da Spies Hecker.

O conteúdo Como evitar manchas na repintura automóvel aparece primeiro em Turbo.

Ler Mais em: Revista Turbo