Há 20 anos… voavam Mercedes em Le Mans (c/ vídeos)

Há 20 anos… voavam Mercedes em Le Mans (c/ vídeos)

14 Junho, 2019 0 Por Auto Açores Informação

Assinalam-se este ano duas décadas de um dos momentos mais surreais na história das 24 Horas de Le Mans, quando a Mercedes retirou os carros de prova depois de três incríveis voos

Os americanos têm uma expressão muito famosa para quando os carros decidem descolar e voar, designada “went airborne”. No caso dos Mercedes CLR-GT1 que estiveram em Le Mans no ano de 1999 parece que os carros nasceram mesmo para voar, já que foi isso que milhões tiveram oportunidade de ver em três ocasiões distintas. A primeira descolagem foi protagonizada por Mark Webber, ainda durante os treinos. Mas o pior foi quando o australiano teve mesma sorte no warm-up, agravando-se ainda mais o problema quando Peter Dumbrek protagonizou um voo que nos deu algumas das mais impressionantes imagens de acidentes da história do desporto automóvel.

O problema dos Mercedes tinha origem no seu fundo plano, pois ao passar por uma zona irregular e com lombas na reta de Mulsanne o ar que entrava por baixo do carro elevou os CLR-GT1. E, tendo em conta a alta velocidade que se atinge neste local, os acidentes não foram nada bonitos de ver. Naquele que nos fornece as principais imagens, de Peter Dumbrek, não impressiona somente a quantidade de piruetas que o carro deu, mas também a altura que ele atingiu e a distância da pista a que parou. Depois de ter visto por três vezes os seus carros voar, felizmente sem qualquer lesão grave para os pilotos, a Mercedes optou por abandonar a prova, retirando o terceiro carro (onde Pedro Lamy era um dos pilotos).

Como resultado do acidente, a Mercedes decidiu suspender todos os seus programas desportivos na altura. E essa foi a segunda vez que tomou esta decisão, depois de já ter feito o mesmo na sequência de um acidente fatal nas 24H de Le Mans de 1955, em que perderam a vida 84 pessoas e ficaram mais 180 feridas. E depois desse momento, a marca da estrela apenas voltou à competição em 1989. Na sequência do acidente de Le Mans 1999, não demorou tanto tempo para a marca regressar à competição desportiva (e com grande sucesso na F1…), mas nunca mais levou nenhuma equipa para participar nas 24 Horas de Le Mans.

O conteúdo Há 20 anos… voavam Mercedes em Le Mans (c/ vídeos) aparece primeiro em Turbo.

Ler Mais em: Revista Turbo